Results for 'Ubiratan de Macedo—O.'

972 found
Order:
  1. Maio-junho julho-agosto ano XIII—n. 3—vol. 17 sumário heraldo barbuy—breve lem-brança de Gabriel marcei.Ubiratan de Macedo—O. - 1975 - Convivium: revista de filosofía 18:2.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O problema da libertade en Kant.Ubiratan de Macedo - 1974 - Convivium: revista de filosofía 13 (5):395-414.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    A presença da moral na cultura brasileira: ensaios de ética e história das idéias no Brasil.Ubiratan Borges de Macedo - 2001 - Londrina: Editora UEL.
  4. Miguel Reale: estudos em homenagem a seus 90 anos.Miguel Reale, Urbano Zilles, Antônio Paim, Luís Alberto De Boni & Ubiratan Borges de Macedo (eds.) - 2000 - Porto Alegre: EDIPUCRS.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Reseña de “Representar o invisível. Nicolau de Cusa e a arte do tempo”.Ubiratane de Morais Rodrigues - 2020 - Hybris, Revista de Filosofí­A 11 (2):333-340.
    Gianluca CUOZZO. Editora Fontenele Publicações. Trad. Íris Fátima da Silva Uribe e Luis Uribe Miranda. São Paulo, Brasil, 2018, 270 páginas. ISBN: 978-85-9585-183-2.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    O guarda-chuva e a máquina de escrever: as artes negras como phármakon da Europa.Rafael Gonzaga de Macedo - 2022 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 3 (5):e21086.
    Quando Édouard Manet pintou entre 1862 e 1863 a obra Le Déjeuner sur l’herbe e a expôs no Salão dos Recusados em 1863, a sensualidade da mulher nua sentada ao lado de dois homens, vestidos à moda da época, provocou grande escândalo na sociedade francesa daquela época. Entretanto, a fotografia de duas mulheres zulus, publicada na revista britânica Photographic News em 1879 teve um efeito completamente contrário à famosa pintura de Manet. O presente texto investigará a fascinação exercida pelo exótico, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Solidariedade intelectual.Aldenora Conceição de Macedo & Catia Piccolo Viero Devechi - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):951-975.
    O artigo tem como objetivo apresentar um diálogo entre as abordagens da interseccionalidade e da hermenêutica reconstrutiva no contexto das pesquisas em educação. A universalização discursiva e a abertura ao “outro”, inerentes à hermenêutica reconstrutiva, aproximam-se do propósito de desmarginalizar o “outro”, próprio da interseccionalidade, partindo das margens para o centro. A hermenêutica reconstrutiva, articulada à interseccionalidade, pressupõe considerar que as relações são constituídas mutuamente a partir de acertos comunicativos. Trata-se de abordagens que reconfiguram o olhar individualista, característico dos métodos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    Os sonhos acordados E a obra de arte: Freud no percurso de Ernst Bloch.Ubiratane de Morais Rodrigues - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):825-844.
    RESUMO O objetivo desde artigo é demonstrar como Ernst Bloch se apropria das reflexões de Freud sobre os sonhos acordados para sua filosofia. A partir de uma fenomenologia dos sonhos acordados, Bloch constrói sua hermenêutica da obra de arte de caráter utópico. Isso é possível desde a desvinculação ontológica entre sonhos noturnos e sonhos acordados. Dessa operação, pode-se concluir que os sonhos acordados na filosofia de Bloch é uma chave hermenêutica que inquire o sentido das obras de arte desde um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    pré-aparência (Vor-Schein) artística como antecipação transgressiva no pensamento de Ernst Bloch.Ubiratane de Morais Rodrigues - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e40941.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito de pré-aparência artística como antecipação transgressiva no pensamento de Ernst Bloch. Parte-se da hipótese interpretativa de que a estética utópico-concreta blochiana é sustentada na relação entre as categorias da pré-aparência e da transgressão. O artigo problematiza as interpretações do conceito de pré-aparência antes de expor as duas questões centrais da estética para Bloch: a aparência e a verdade da obra de arte. Segundo ele, a aparência da obra de arte não é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    A virtude da “mulher adúltera”: Ibn Gabirol e a dignidade da matéria.Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):9-25.
    Podemos dizer que a predominância da forma sobre a matéria - ontologicamente, em hierarquia e em dignidade - no pensamento medieval é quase unânime. Na maior parte das propostas medievais de compatibilização entre filosofia e religião, a matéria sensível foi vista como bastarda, como fonte da imperfeição, da carência e da falha, e, por vezes, associada diretamente ao mal e ao pecado. A imagem da matéria como mulher pecadora de origem duvidosa está já presente em Ibn Sina e passa a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Anarquia e subjetividade no pensamento de Emmanuel Levinas.Ubiratane de Morais Rodrigues - 2011 - Princípios 18 (30):163-179.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} O objetivo deste artigo é apresentar a crítica levinasiana à identificaçáo da subjetividade com a consciência, assim como sua concepçáo de subjetividade de origem anárquica. Para tanto, iniciaremos com a crítica de Levinas ao conceito de Eu, pensado em grande parte da filosofia ocidental e as noções de Ideia (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Breve relato de Uma outra experiência educacional: O ensino jurídico nos estados unidos.Igor Alexandre Felipe de Macedo - 2013 - Revista Fides 4 (2):19-27.
    BREVE RELATO DE UMA OUTRA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL: O ENSINO JURÍDICO NOS ESTADOS UNIDOS.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Pontes de Miranda e a universalidade de sua mensagem cultural: novas interpretac̦ões.Sílvio de Macedo - 1982 - Rio de Janeiro: Forense.
  14.  25
    O Mercado da Vida: Reflexões sobre a influência dos interesses de Mercado no âmbito da bioética.Dimas de Macedo Filho - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):45-52.
    The current society is ruled by the capitalist economic system. Its main feature is the centrality of the profit. Human life and other species of life, nowadays take the risk of being manipulated to obtain that profit. So, the reality of health risks to be swayed by this market mentality and end up reducing the person and the human body as a marketing object. By facing this reality should reaffirm in us that life is worthy in itself, and therefore must (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Geopoética.Clarissa Moreira de Macedo - 2021 - Perspectivas 5 (2):3-19.
    A política da morte tem atravessado o mundo contemporâneo de forma cada vez mais agressiva. Como enfrentamento, a produção de arte e conhecimento tem resistido das maneiras que lhe são viáveis. A geopoética (WHITE, 2016) – uma poética da terra – pode ser considerada, nesse e noutros contextos, uma ferramenta teórico-crítica para reavaliar a posição humana perante o planeta, ante si enquanto espécie e diante da alteridade. Assim, aproveitando o conceito referido, abordarei textos literários ao mesmo tempo em que discutirei (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Introdução à ciência do direito.Sílvio de Macedo - 1970 - Rio de Janeiro: Forense.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  2
    Introdução à filosofia do direito: uma nova metodologia.Sílvio de Macedo - 1993 - São Paulo: Revista dos Tribunais.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Intuição e linguagem em Bergson e Heidegger.Sílvio de Macedo - 1966 - [Brasil]:
  19.  38
    Hannah Arendt ea exemplaridade subversiva: por uma ética pós-metafísica.Andre de Macedo Duarte - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 9:27-47.
    ARENDT REDEFINE O SENTIDO DA ÉTICA E DA POLÍTICA NUMA CHAVE PÓS-METAFÍSICA, ROMPENDO AS AMARRAS TELEOLÓGICAS E PRESCRITIVAS QUE NORTEARAM O PENSAMENTO FILOSÓFICO SOBRE A AÇÃO POLÍTICA E O COMPORTAMENTO ÉTICO. NESTE PROJETO, ARENDT ENFATIZA O MODO DE SER DA EXEMPLARIDADE SUBVERSIVA COMO CAPACIDADE DE APARECER PUBLICAMENTE E RESISTIR À VIOLÊNCIA, MESMO QUE TAL APARIÇÃO SEJA SILENCIOSA E PASSIVA. PARA DEMONSTRAR O POTENCIAL ÉTICO-POLÍTICO PÓS-METAFÍSICO DA EXEMPLARIDADE SUBVERSIVA, RECORREMOS À ANÁLISE DE TEXTOS NOS QUAIS SE ESBOÇA O PROJETO DE UMA (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20. Autonomia popular e socialismo democrático no pensamento de Rosa Luxemburgo.Tatiana de Macedo Soares Rotolo - 2006 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 9:131-146.
    Resumo: Este texto busca abordar o pensamento de Rosa Luxemburgo a partir da idéia fundamental que sustenta toda sua concepção de política: a noção de que a participação ativa das massas é a base de qualquer processo político e é essencial nos processos revolucionários. Esta idéia nos encaminha para a compreensão da política em Rosa Luxemburgo como aquisição de autonomia popular e é também o cerne de suas idéias acerca de um modelo de socialismo democrático, atravessando sua obra como um (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  28
    Reler Foucault à luz de Butler: repensar a Biopolítica e o Dispositivo da Sexualidade.Duarte André De Macedo - 2017 - Doispontos 14 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  19
    Keter Malkhut (Coroa Real) e a mística filosófica de Ibn Gabirol (Keter Malkhut (Kingly Crown) and the philosophical mysticism of Ibn Gabirol) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p728. [REVIEW]Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2012 - Horizonte 10 (27):728-756.
    Ibn Gabirol foi um poeta e filósofo judeu espanhol que viveu no século XI. Sua filosofia racional, redigida em árabe, parece ser completamente desvinculada de sua poesia religiosa hebraica, considerada mística. Alguns estudiosos entendem que entre mística e filosofia existe um antagonismo insuperável. Redigido no período de formulação da Kabbalah , o poema Keter Malkhut , pela estreita relação que seu conteúdo mantém com alguns elementos filosóficos usados pelo autor, foi freqüentemente interpretado como mera alegoria estética para o sistema metafísico (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  18
    Democracia em crise: biopolítica e governamento neoliberal de populações.André de Macedo Duarte - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):527-562.
    Resumo: Este texto discute a hipótese de que a crise das democracias contemporâneas é indissociável de dois fenômenos políticos distintos, porém correlatos, analisados a partir das teorizações de Michel Foucault sobre a biopolítica e o neoliberalismo: a) a crescente disseminação de atos e discursos de violência, de ódio e de preconceito contra populações vulneráveis, obedecendo à lógica biopolítica da proteção da vida de alguns ao custo da exposição à morte de vastas parcelas da população; b) a disseminação de políticas neoliberais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Origens nacionais da doutrina da ESG.Ubiratan Borges de Macedo - 1979 - Convivium: revista de filosofía 17.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Introdução à teoria dos valores.Ubiratan Macedo - 1971 - Curitiba,: Editora dos Professores.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    O mal, a matéria e a Lei em Moisés Maimônides.Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):171-192.
    Resumo Moisés Maimônides é um dos mais importantes pensadores medievais. Sua obra filosófica o Guia dos perplexos não apenas se tornou uma referência fundamental para os pensadores judeus até os dias atuais, mas também exerceu intensa influência sobre os autores latinos durante a escolástica cristã. O Guia aborda diversos temas, dentre eles, há a questão do mal. Maimônides não acredita na existência de um mal substancial. Sem estatuto ontológico próprio, o mal é meramente privação do bem e se divide em (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    Neoplatonismo e Aristotelismo no hilemorfismo universal de IBN Gabirol.Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (3).
    Este artigo discute a presença neoplatônica e aristotélica na metafísica de Ibn Gabirol. Para tanto, são confrontadas as teorias de Plotino e Gabirol, em alguns dos pontos principais, nos quais a semelhança já foi apontada: o Primeiro Princípio, o intermediário entre Deus e o mundo e a questão da matéria universal. Identificadas as diferenças entre as propostas daqueles autores quanto ao tratamento destas questões, serão apresentadas brevemente algumas contribuições que podem ter sido provenientes das obras de Aristóteles, visando esclarecer a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    “Não posso colocar essa palavra feminismo porque eu acho muito forte”: discurso e linguagem avaliativa sobre feminismo em narrativas de gênero produzidas por acadêmicas cabo-verdianas.Litiane Barbosa Macedo & Débora de Carvalho Figueiredo - 2021 - Critical Discourse Studies 18 (1):109-138.
    RESUMO Este artigo apresenta uma investigação sobre narrativas de gênero produzidas por um grupo de acadêmicas cabo-verdianas, focando nas suas perspectivas acerca dos discursos recentes sobre feminismo. Ao nível analítico lexical, a análise das narrativas teve como suporte o Sistema de Avaliatividade. Ao nível analítico interpretativo, as representações das narradoras foram analisadas e acordo com a abordagem de Fairclough em conjuntos de conceitos de Estudos feministas. Os resultados apontam que o termo gênero foi usado como sinônimo de equilíbrio entre os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    “Não posso colocar essa palavra feminismo porque eu acho muito forte”: discurso e linguagem avaliativa sobre feminismo em narrativas de gênero produzidas por acadêmicas cabo-verdianas.Litiane Barbosa Macedo & Débora de Carvalho Figueiredo - 2021 - Critical Discourse Studies 18 (1):109-138.
    RESUMO Este artigo apresenta uma investigação sobre narrativas de gênero produzidas por um grupo de acadêmicas cabo-verdianas, focando nas suas perspectivas acerca dos discursos recentes sobre feminismo. Ao nível analítico lexical, a análise das narrativas teve como suporte o Sistema de Avaliatividade. Ao nível analítico interpretativo, as representações das narradoras foram analisadas e acordo com a abordagem de Fairclough em conjuntos de conceitos de Estudos feministas. Os resultados apontam que o termo gênero foi usado como sinônimo de equilíbrio entre os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  21
    A Mulher Negra No Brasil.Francisco Anderson de Castro, Palloma Valéria Macedo de Miranda & Fábio Abreu dos Passos - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):198-220.
    Este estudo tem como objetivo geral discorrer de forma sucinta e crítica sobre os principais desafios enfrentados pelas pessoas negras, em especial as mulheres, na sociedade brasileira. E como objetivos específicos, analisar, a partir da concepção do feminismo, as problemáticas que englobam o racismo, sexismo, democracia racial, estética do racismo e como estes também acabam servindo de base para o justificar o epistemicídio da intelectualidade negra feminina, no qual esses desafios são herdados de opressões do colonialismo imposto ao território brasileiro. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  19
    Histórias e memórias das lideranças quilombolas de Queimadas: olhares que se cruzam.Érica Samily Silva Teixeira & Dinalva de Jesus Santana Macêdo - 2020 - Odeere 5 (9):180.
    Este texto apresenta algumas reflexões de um Trabalho de Conclusão de Curso, escrito a partir de uma pesquisa de Iniciação Científica, realizada durante os anos de 2017 a 2019. Este estudo tem como objetivo conhecer as histórias e memórias da comunidade quilombola de Queimadas, situada no município de Guanambi Ba, tendo como foco as trajetórias de vida dos líderes locais e sua relação com a educação escolar. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas com sete lideranças quilombolas, observação participante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  26
    Ensaio sobre o diálogo: as relações intertextuais entre José Saramago, Pieter Bruegel e Van Gogh.Murilo de Assis Macedo Gomes - 2017 - Bakhtiniana 12 (3):37-53.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  6
    O Lugar dos princípios primeiros na filosofia moral de Alasdair Macintyre.Luis Fernando Ferreira Macedo - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):20-34.
    O estudo visa evidenciar o lugar que os princípios primeiros ocupam na filosofia moral de Alasdair MacIntyre, bem como o conceito de teleologia a eles articulado. Consistirá, no estudo panorâmico das categorias centrais da ética das virtudes de MacIntyre, onde ele constrói sua teoria da racionalidade das tradições que, por sua vez, é essencial para sua compreensão da retomada da ética aristotélica das virtudes e o papel dos princípios primeiros na sua filosofia moral. A partir destes, o desenvolvimento do artigo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    A experiência da unidade espaço-tempo na literatura e na psicologia.Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo & Nadja Maria Vieira - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):119-136.
    RESUMONeste ensaio defende-se o argumento de que a configuração cronotópica potencializa a obra literária como forma metafórica para experimentar a vida cotidiana. Esse argumento apoia-se nas declarações em que Bakhtin destacou que a organização de processos psicológicos de personagens no enredo está relacionada com a experiência da unidade tempo-espaço, conceitualmente denominada de cronotopo. Para exemplificar essas questões desenvolveu-se aqui uma análise da configuração cronotópica do autor-personagem no Livro do desassossego de Fernando Pessoa. A dificuldade do autor-personagem para negociar as posições (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    O alcance do Absoluto pela Consciência mediante a Religião no "Prefácio" da Fenomenologia do Espírito de Hegel.Rodrygo Rocha Macedo - 2022 - Dissertatio 53:25-46.
    O presente trabalho tenciona analisar, a partir do “Prefácio” da Fenomenologia do Espírito de Hegel, qual o papel da religião na condução da consciência ao Saber Absoluto, último e máximo nível de compreensão que o ser humano pode alcançar de si e do mundo. Para tanto, o trabalho ora apresentado indica o propósito de Hegel, a partir de uma descrição panorâmica do citado “Prefácio”, em situar a consciência e a religião dentro do sistema contido na Fenomenologia. Em seguida, é apresentada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    O desenvolvimento do ensino de filosofia em relação com O poder disciplinar: Apontes do pensamento de Michel Foucault.Tales Macêdo da Silva & José Gabriel Rolim Freitas - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):09-16.
    O presente artigo tem como ponto central analisar, com base nos trabalhos de Michel Foucault, a respeito do Poder Disciplinar em sua atuação na área educacional, especificamente, no Ensino de Filosofia, cujo objetivo é especular sobre o referido poder, presente nas instituições de ensino. Para tratar dessa questão, que envolve o Poder Disciplinador no desenvolvimento no Ensino de Filosofia, será utilizada a metodologia da pesquisa direta bibliográfica. Nossa trabalho será desenvolvido em dois momento singulares a ideia geral sobre o poder (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  22
    Cinema dos primeiros tempos, inf'ncia e a entrada na linguagem.Adriana Mabel Fresquet & Ludmila Moreira Macedo de Carvalho - 2023 - Childhood and Philosophy 19:01-25.
    A partir de imagens de crianças encontradas no cinema dos primeiros tempos, propomos uma reflexão sobre as relações entre a infância e cinema. Segundo Walter Benjamin (2009), tanto a infância quanto o cinema são invenções da modernidade: o conceito de infância como um período importante de formação do sujeito nasce de forma inseparável das tecnologias de produção e reprodução da imagem que nos dão a ver as crianças de uma forma inédita, primeiro na fotografia e depois no cinema. A partir (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  48
    Ibn Gabirol and the origin of the world: notes on the question of unity.Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):43-66.
    Ibn Gabirol apresenta, em sua obra Fons Vitae, um modelo metafísico baseado no hilemorfismo universal, ou seja, na presença de matéria e de forma em todos os seres, tanto corpóreos quanto espirituais. Embora considerado um autor neoplatônico, Ibn Gabirol não explicita propriamente uma henologia, mas parte das realidades sensíveis e corpóreas em direção às mais sutis. Este artigo pretende inverter essa apresentação do autor, buscando redesenhar sua metafísica a partir da Essência Primeira até o fim da criação. Para tanto, o (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  47
    Ibn Gabirol e a origem do mundo: apontamentos sobre a questão da unidade.Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):43-66.
    Ibn Gabirol apresenta, em sua obra Fons Vitae, um modelo metafísico baseado no hilemorfismo universal, ou seja, na presença de matéria e de forma em todos os seres, tanto corpóreos quanto espirituais. Embora considerado um autor neoplatônico, Ibn Gabirol não explicita propriamente uma henologia, mas parte das realidades sensíveis e corpóreas em direção às mais sutis. Este artigo pretende inverter essa apresentação do autor, buscando redesenhar sua metafísica a partir da Essência Primeira até o fim da criação. Para tanto, o (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  21
    Sufismo e taoísmo: do xamanismo à formulação filosófica.Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (2):05.
    Em sua obra Sufismo e Taoísmo, Toshihiko Izutsu aponta o paralelismo existente entre estas duas correntes aparentemente díspares. Um ponto fulcral no qual se apoia o estudo comparativo de Izutsu é a origem xamânica dos dois movimentos sapienciais. Tomando como correta esta raiz apontada por Izutsu, pretendemos discutir neste artigo como estas “experiências xamânicas” podem ter dado origem a filosofias tão sofisticadas e elaboradas. Isso será realizado através do questionamento da localização destes dois fenômenos entre a filosofia e a religião, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    Os cursos de estética de Hegel e suas implicações sobre o cinema.Rodrygo Rocha Macedo - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):348-355.
    O artigo ora apresentado trata da possibilidade de os conceitos trabalhados por Hegel em seus Cursos de Estética serem aplicados à compreensão da arte cinematográfica. Para tal, há a indagação se a cinematografia seria uma percepção contemporânea para o Belo ou se o cinema é arte porque se serve de outras formas artísticas para compor-se. Tendo como base o método bibliográfico, o trabalho em questão se debruça sobre os trechos dos Cursos de Estética, bem como outros autores que comentam a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Da liberdade in natura à liberdade mediada na obra O Ingênuo (L’Ingénu) de Voltaire.Ubiratane Morais Rodrigues - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (15):226.
    Este artigo apresenta a liberdade e seu paradoxo como tema central no romance filosófico L'Ingénu de Voltaire. A hipótese central é a passagem da liberdade in natura ou em si para a liberdade mediada ou para-si no interior da obra. Esta passagem tem na figura de Eros e na formação humanista do Ingênuo na Bastilha seu fundamento e seu paradoxo. Eros apenas encaminha essa passagem, sendo a cultura, a filosofia e as artes, as que marcam a liberdade mediada no Ingênuo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    A educação como reprodutora da desigualdade social.Fátima Gilda Ferreira Almeida de Sousa, Palloma Valéria Macedo de Miranda, Bernardino de Sousa Coelho Filho, Bruna Gabrielly Guedes Dias, Anna Karyna Sousa Andrad & Raniele da Silva Resend - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):17-26.
    Este artigo tem como principal objetivo analisar e discutir questões acerca de como à educação muitas vezes acaba por contribuir para o aumento das desigualdades sociais. Desse modo, através dessa análise pretende-se ainda destacar as contribuições e críticas do pensamento de Pierre Félix Bourdieu, Paul- Michel Foucault e Karl Marx sobre os problemas sociais que permeiam a sociedade desde o século XIX até os dias atuais e muitas vezes são fortalecidos pelos sistemas educacionais.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  44
    Avaliação de desempenho como um instrumento de poder na gestão de pessoas.Patrícia Bento Gonçalves Philadelpho & Kátia Barbosa Macêdo - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26 (26):27-40.
    O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que enfocou a avaliação de desempenho (AD) como um instrumento de poder utilizado na gestão de pessoas. Realizou-se um estudo de caso que utilizou entrevistas individuais com 14 participantes, sendo 4 diretores e gerentes e 10 trabalhadores da área administrativa e operacional. Para análise dos dados, utilizou-se a análise gráfica do discurso de Lane (1985). A análise dos dados indicou que os participantes (diretoria) percebiam as políticas de gestão de pessoas permeadas pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  14
    O pluralismo da verdade.Rita Macedo Grassi - 2020 - Horizonte 18 (55):395.
    Este texto foi publicado na revista World Faith Insights 26, 1990, p. 7-16 e é a transcrição de uma palestra proferida pelo teólogo e filósofo catalão Raimon Panikkar. Por se tratar de uma transcrição fiel da linguagem oral, nosso desafio nesta tradução foi adequar o texto à linguagem escrita sem, no entanto, perder os traços característicos do palestrante e autor.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Investigando o Ciclo Básico da PUC/SP por meio da História Oral.Maria Luiza Macedo Abbud - 2006 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 8 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    El Faktum de la razón como actividad autoconstitutiva. Sobre la fundamentación de la moralidad kantiana.Gustavo Macedo Rodríguez - 2018 - Dianoia 63 (80):53-69.
    Resumen En el § 7 de la Crítica de la razón práctica Kant expone su primera definición de la ley moral universal. Ahí afirma que la conciencia de ella es un “Faktum de la razón”. La ambigüedad de esta expresión ha hecho que algunos autores argumenten que Kant no deduce la ley moral satisfactoriamente ni aclara cómo llegamos a ser conscientes de ella. Sin embargo estos críticos olvidan en sus análisis un aspecto relevante de la filosofía moral kantiana y que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48. ¿Filosofía trascendental o Historia de la autoconciencia en Hegel?Gustavo Macedo - 2012 - Revista de Filosofía (México) 44 (132):39-50.
  49.  5
    O espírito da Expedição Langsdorff, diplomacia científica e a identidade cultural brasileira.R. P. Macedo-Soares Alencar - 2019 - Cultura:125-155.
    Este artigo recorda os principais aspectos e motivações da Expedição Langsdorff, missão de reconhecimento do interior do Brasil iniciada em 1821, composta pelo cônsul russo barão Langsdorff, o pintor alemão Moritz Rugendas, Aimé-Adrien Taunay, Nicolas-Antoine Taunay, o polígrafo Hercules Florence e o especialista em mapas Néster G. Rubtsov. Busca diferenças entre esta expedição e iniciativas outras, a título de exemplo, as dos bandeirantes e jesuítas, bem como a expedição indigenista de Rondon, e propõe o aprofundamento das investiga­ções. Apresenta atributos resgatados (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  3
    A desconstrução como desconstrução dos humanismos em Derrida.Martha Luiza Macedo Costa Bernardo - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (64):279-302.
    O artigo propõe apresentar o movimento de desconstrução do humanismo em Derrida em A escritura e a diferença. Parto de um trabalho exegético, na trilha das ocorrências do termo “humanismo” na mencionada obra, com o intuito de determinar seus usos diferentes e em que sentidos a desconstrução derridiana deve ser compreendida já, em seus primeiros escritos, como uma desconstrução do humanismo. Para tal, minha análise se dedicou a três textos centrais no referido livro: Violence et métaphysique, essai sur la pensée (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 972